HORMÔNIO DE CRESCIMENTO ADULTOS PODE DIMINUIR GORDURA ABDOMINAL

GENÉTICA HUMANA

21 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: BAIXA ESTATURA; ALTERAÇÕES METABÓLICAS EM CRIANÇAS COM SONO IRREGULAR, COMPROMETIMENTO NO CRESCIMENTO ESTATURAL INFANTO-JUVENIL,

ACABA ACARRETANDO BAIXA ESTATURA EM INFANTO JUVENIS,, ISTO PORQUE O CRESCIMENTO E LIBERAÇÃO DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO –HGH, SÓ OCORRE NA FASE DO SONO, ALÉM DO AGRAVANTE DE CRIANÇAS OBESAS TENDEREM A CRESCER MENOS, ASSOCIANDO BAIXA ESTATURA, NÃO SE ESQUECENDO QUE SÓ SE CRESCE A PARTIR DE CORREÇÕES ORGÂNICAS E METABÓLICAS E TAMBÉM ESTÁ INCLUÍDA NESTA CATEGORIA AS FUNÇÕES METABÓLICAS DA TIREÓIDE QUE GERALMENTE ESTARÃO COMPROMETIDAS.

Não existe mais duvida de que o crescimento infanto juvenil e baixa estatura estão intimamente ligados ao sono. Uma pergunta frequente dos pais está relacionada a crianças que não apresentam qualidade e quantidade de sono recomendada, na prática todas as pesquisas científicas e a prática clínica nos levam a conclusões, onde estas variantes e outras mais têm extremo significado no desempenho orgânico das crianças e infanto-juvenil, bem como mesmo adolescentes, e a complexidade de que multi fatores deverão ser corrigidos todos concomitantemente."Os resultados principais incluíram uma tendência contínua entre a duração do sono, do peso corporal e da constatação de que o sono das crianças, em média oito horas por noite, não leva somente à alteração do peso corporal", mas deverão ser corrigidos todos os fatores, incluindo estilo de vida, eventualmente ocorrem situações pontuais, em que determinadas crianças necessitam um pouco mais de tempo de sono no sentido de se recuperarem fisiologicamente. “Os valores mais baixos de duração do sono são fortemente associados com o risco metabólico aumentado."
Casos, já são descritos na literatura, e também observados em clínica, que neo -natos podem apresentar a curto prazo, gordura visceral e gordura subcutânea por equívocos de alimentação que podem ser corrigido por nutrição adequada; pode-se ter como outros fatores externos a ocorrência mais grave ou não em grupos específicos raciais ou grupos étnicos. Tais detalhes nos fazem concluir que, as crianças obesas são menos propensas a aderirem a experiências com sono nos finais de semana, e a combinação de menor duração do sono e mais sono irregular são associadas com resultados adversos metabólicos, alem do déficit estatural, que infelizmente não se recupera baixa estatura, se não for desencadeado um tratamento o mais precoce possível, por reposição de HGH – hormônio de crescimento por DNA – Recombinante ou somatotrofina.
"Campanhas educativas, dirigidas às famílias, quanto a dormir mais e mais regularmente, pode promover reduções nas taxas de obesidade e pode melhorar as tendências de disfunção metabólica em crianças em idade escolar, assim como, acompanhar com mais rigor o que é oferecido nas cantinas das escolas ou creches, isto lhes poupará muitos transtornos e custos, entretanto o que mais queremos para nossos filhos, é deixar um legado futuro de bons hábitos, qualidade de vida, e estilo de vida saudável, dentro da normalidade.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.A obesidade e o crescimento da baixa estatura pode estar ligados ao numero de horas de sono...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com

2.A criança com um número menor de horas de sono pode desenvolver um grande risco metabólico, principalmente com relação ao desenvolvimento de suas estaturas que pode ser baixa...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com

3.O crescimento ocorre no período de sono das crianças, juvenis e adolescentes...
http://crescimentojuvenil.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
J Pediatr Clin Endocrinol. 2010 Jun; 23 (6) :535-51.
Revisão sistemática da eficácia clínica de (somatropina) em crianças com curta estatura. Loftus J, R Heatley, C Walsh, Dimitri P. Laurie Barclay, MD -R Rapaport , Cook DM . Divisão de Endocrinologia Pediátrica e Diabetes, Mount Sinai School of Medicine, Nova Iorque, Nova Iorque. International Journal of Obesity publicação em linha avançada 24 de novembro de 2009, doi: 10.1038/ijo.2009.241 C E Collins, Jane Watson T e Burrows Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Saúde, da Universidade de Newcastle, Newcastle, New South Wales, Austrália Chihara K , Y Kato , H Kohno , K Takano , T Tanaka , Teramoto A , A Shimatsu.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz